ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL JÁ!





Jornada de Lutas do DCE

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL JÁ!


No dia 6 de setembro tivemos uma audiência com a reitoria e avançou no aspecto referente à construção de uma moradia estudantil (veja nesta matéria: http://dce-ufpa.blogspot.com/2010/10/moradia-estudantil-urgente-na-ufpa.html).
Agora é avançarmos na luta em defesa da assistência estudantil por políticas eficazes que garantam a permanência do estudante com sucesso na universidade, entre elas: o fim da retenção do aluno fora de bloco, REDUÇÃO DAS FILAS NO R.U, JANTAR no R.U, R.U nos CAMPI, CONSTRUÇÃO DE MORADIA NA CAPITAL E NOS CAMPI, REVITALIZAÇÃO DO CAMPUS 3 (poliesportivo), entre outros (ver demandas aqui: http://dce-ufpa.blogspot.com/2010/10/jornada-de-lutas-do-dce.html).
Convidamos mais uma vezos estudantes a se fazerem presentes, no dia 29/10 (sexta feira) na audiência pública com o reitor, concentração a partir das 9h30 no hall da reitoria.

RELEMBRANDO A AUDIÊNCIA DO ANO PASSADO
Audiência com o reitor traz benefícios aos estudantes


No dia 25 de novembro de 2009 o DCE realizou uma audiência pública com o reitor que trouxe como ganhos:

a) Centro de convenções (CCUFPA) – as comissões de formatura poderão celebrar sua festa no Centro de Convenções da UFPA de graça (custeada pela reitoria) desde que a celebração seja feita por todos os cursos de um determinado instituto, foi um ganho importante, porém temos que avançar ainda mais e garantir a gratuidade plena para o uso do Centro de Convenções em nossa universidade;

b) Licitação da Xerox – o reitor se comprometeu em respeitar a autonomia do movimento deixando a cargo das entidades a gerencia do espaço referentes a Xerox, entretanto, se colocou contrário a venda de lanches e apesar dessa posição mostrou-se a disposição de sentar com o movimento e buscar alternativas;

c) Restaurante Universitário (R.U.) – a reitoria se comprometeu em analisar a possibilidade construir um “R.U.zinho” nos campi. De acordo com o reitor, 10 novos funcionários serão contratados em 2010 e pretende-se aumentar a estrutura física para comportar os 500 estudantes a mais que entrarão no próximo ano provenientes dos novos cursos que serão ofertados pela UFPA. De acordo com a PROEX, estuda-se a proposta do R.U. oferecer inclusive jantar, bandeira de luta antiga do Movimento Estudantil da UFPA. Agora temos que cobrar; (em andamento)

d) Moradia Estudantil – Atualmente Castanhal, Breves e Altamira possuem moradia estudantil administrada pela UFPA. Em Belém temos a CAESUN – casa da estudante universitária – que é administrada pela UFPA e abriga em torno de 25 estudantes do sexo feminino. Há uma proposta de construir uma moradia estudantil unissex, com capacidade para 100 estudantes na feira do açaí, propomos que outro espaço (prédios para moradia estudantil) fosse instalado no residencial (cooperativa de professores da UFPA) que esta sendo construído no terreno em frente ao portão que da acesso ao ginásio de esportes, conversamos com a diretoria da PROEX e os mesmos ficaram de analisar a proposta. (em andamento)

Um comentário:

  1. Oi, breve estarei em Belem, para estudar na ufpa pelo programa de mobilidade e gostaria de saber o e-mail da coordenacao da casa das estudantes. Porque quero saber se e possivel eu ficar hospedada durante o periodo da mobi. obrigada, Patricia.

    e-mail para contato: yatap.patricia@bol.com.br

    ResponderExcluir