::Reitor discute demandas dos estudantes da UFPA



29.10.2010 17:58
: :Reitor discute demandas dos estudantes da UFPA


Representantes do Diretório Acadêmico (DCE) e dos centros acadêmicos (CAs) da Universidade Federal do Pará (UFPA) reuniram nesta sexta-feira, 29, com o reitor Carlos Maneschy para dar encaminhamento à pauta de demandas dos estudantes da Universidade. Entre os assuntos tratados estavam a ampliação do Restaurante Universitário (RU), a compra de ônibus para a Instituição e o aumento no número de bolsas de pesquisa.

RU - A maioria das solicitações já foi atendida e outras estão em andamento. O reitor informou que o Restaurante Universitário terá uma nova unidade, que funcionará na antiga lanchonete do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA). O número de refeições servidas, que antes era de 1400, já passou para 2.200 na atual gestão, mas a meta é passar para 3 mil, atendendo, inclusive, o horário de jantar.

Para a redução das longas filas no RU, a proposta a ser estudada pela administração superior será antecipar para as 11 horas a venda do bilhete e o serviço das refeições, que hoje funciona a partir das 12 horas.

Casa do estudante - Sobre a construção de moradia estudantil na capital e no interior, o reitor informou que o processo está em andamento. Quanto à criação de uma creche para atender às mães universitárias, os estudantes se comprometeram em ampliar o debate entre eles e apresentar propostas. Porém, o professor Carlos Maneschy ressaltou que não será possível uma resposta imediata. Tudo vai depender dos limites orçamentários da instituição. “O que estamos fazendo de maneira franca e aberta é dar encaminhamento a algumas das demandas dentro das nossas limitações e também mostrar que a Reitoria recepciona todas as reivindicações e tenta lhes dar o provimento de acordo com o que pode fazer”, enfatizou o reitor.

Ampliação - Os estudantes questionaram, ainda, o número de bolsas de pesquisa na UFPA e a contratação de professores efetivos, com dedicação exclusiva, para suprir a carência em algumas faculdades. Neste item, o reitor enfatizou o aumento de 600 bolsas de iniciação científica, no final de 2009, para mais de 900 atualmente, o que representa mais de 50% de incremento. Além disso, a Universidade nivelou o valor dessas bolsas concedidas pela UFPA com o valor das bolsas da Capes e da Fapesp.

Em relação à contratação de docente, a Reitoria informou que, este ano, foram efetivados mais de 100 professores, 80% deles para os campi do interior, e apenas dois não estão no regime de dedicação exclusiva.

Mais ônibus – Sobre a aquisição de transporte para o Campus da UFPA em Belém, o reitor informou que já foi aberta licitação para contratar dois ônibus e o serviço de motorista.

Anderson Castro, representante dos estudantes, considerou a reunião proveitosa. “Não é a primeira vez que a gente senta com o reitor para conversar. A administração superior, pelo fato de nos dar essa abertura de diálogo, facilita muito para avançarmos, de forma conjunta, na melhoria da realidade da Universidade.”

Os assuntos referentes à segurança no Campus serão discutidos na próxima reunião com os estudantes, marcada para o dia 10 de novembro. Além deles, serão convidados representantes da Associação de Docentes da UFPA (Adufpa) e do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará (Sintufpa).

Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Karol Khaled

Nenhum comentário:

Postar um comentário