MORADIA ESTUDANTIL URGENTE NA UFPA



http://www.youtube.com/watch?v=SpY3qe6uvJ8

No dia 06 de outubro tivemos em audiência pública com a reitoria para discutir os pontos referentes a permanência (assistência) estudantil. Ver pontos em: http://dce-ufpa.blogspot.com/2010/10/jornada-de-lutas-do-dce.html.

No momento, devido problemas relativos a agenda do reitor, tivemos a oportunidade de discutir mais profundamente pontos referentes a moradia estudantil na capital. Avançamos na discussão colocando que, para além da intenção de comprar um terreno fora das dependências da Universidade para construir uma casa com 100 quartos, que é a proposta inicial, poderíamos ter dentro da Cidade Universitária uma moradia com uma quantidade maior de quartos, devido a imensidão de espaços ociosos na UFPA, e por um preço bem mais em conta devido a instituição não precisar ter que arcar com a compra de um terreno.

Como o processo já está em curso, nos dispomos a acompanhar os trâmites para a construção da obra e compra do terreno para que o mesmo saia o mais rápido o possível e o estudante possam ser beneficiados mais que estaríamos logo a seguir cobrando a construção de uma segunda casa dos estudantes, agora dentro do Campus do Guamá.

Aos estudantes dos campi do interior, precisamos nos articular para fazer movimentações para que urgentemente possamos conquistar este beneficio, nos campi que ainda não possuem, moradia estudantil subsidiada pela UFPA, exigindo a ampliação das já existentes. Com relação as moradias que são alugadas pela Universidade, devemos fazer uma campanha para que a UFPA construa casas para não corrermos o risco de perder o beneficio futuramente caso não haja interesse do próximo gestor do campus ou da reitoria em manter as casas alugadas.

Vale ressaltar que a construção da moradia estudantil em Belém foi um acordo feito em 2009 pelo atual reitor, antes de tomar posse, com as moradoras da Casa das Estudantes Universitárias (CAESUN) e moradores de casas que nacionalmente se articulam na Secretaria Nacional de casas de estudantes (SENCE) durante o Encontro Nacional de Casas de Estudantes (ENCE).

Agora fica o convite aos estudantes da capital e dos campi do interior a participarem da próxima audiência pública que será no dia 21/10 (quinta), a partir das 9h30 (concentração no Hall da reitoria), para avançarmos nos demais pontos relativos a permanência (assistência) estudantil, pois juntos e com Instinto Coletivo teremos melhores condições de melhorar a Universidade, em especial a graduação.

Att,

Anderson Castro

Coordenador Geral do DCE UFPA

(91) 82086101

http://twitter.com/#!/_anderson50

Informações sobre a CAESUN e a SENCE – (91) 8182 74 98 - Leila Bentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário