: :UFPA promove terceira edição dos Jogos Internos

Fonte: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=4147


: :UFPA promove terceira edição dos Jogos Internos

A copa do mundo já passou, mas o espírito esportivo continua em alta na Universidade Federal do Pará. Serão mais de 60 dias de competição. Entre 4 de outubro e 10 de dezembro, acontecerão os Jogos Internos da Instituição. Professores, alunos e técnico-adminsitrativos estão convidados a participar. Na programação da terceira edição dos Jogos da UFPA, estão previstas competições entre times, além de atividades culturais e de lazer para toda a comunidade acadêmica. A abertura dos jogos ocorrerá no Ginásio da UFPA, a partir das 8h30, nesta sexta-feira, dia 8.

As competições da terceira edição dos Jogos da UFPA ocorrerão no Ginásio do Campus Guamá. Os Jogos são uma promoção da Coordenação de Esporte e Lazer, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (Proex). Este ano, a comissão organizadora conta com representações da Proex, da Faculdade de Educação Física e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), este, pela primeira vez, incluído na construção da proposta dos jogos.

“Nesta edição, conseguimos avançar em uma concepção de esporte e de lazer que visa alcançar a toda a comunidade universitária não só em busca da prática do alto rendimento, que privilegia aqueles que têm melhor desempenho em determinada prática esportiva, como também os que podem não ser atletas, mas querem participar deste momento”, explica a professora Fátima Macapá, da Faculdade de Educação Física e da comissão organizadora.

Gincana - A competição de 2010 será em formato de gincana, na qual as equipes divididas por cursos e por institutos vão acumulando pontuação. Quanto mais participarem de atividades, executando-as com êxito, mais pontos terão. O grande premiado será o instituto ao qual pertencer o curso da equipe que obtiver maior pontuação, o qual ganhará três computadores, mais o troféu da competição.

Além das quatro modalidades tradicionais: basquete, vôlei, handebol e futebol de salão, nas categorias masculino e feminino, os jogos contarão, ainda, com novas práticas corporais desportivas, como queimada, cabo de guerra e uma grande caminhada que culminará com um “aulão” de ginástica. Essas atividades ocorrerão nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Haverá, também, a inclusão de uma programação artístico-cultural, que ocorrerá ao lado do Complexo Vadião, onde os competidores poderão interagir com poesias, músicas, artes plásticas e danças. As atividades coincidirão com a programação da Quarta Cultural do mês de outubro, organizada pela Diretoria de Cultura da Proex, que, desta vez, contará com uma gincana musical.

Expectativa - De acordo com o professor Robson Bastos, da Faculdade de Educação Física e também da organização do evento, a estimativa é envolver cerca de duas mil pessoas na programação de 2010. Já estão formadas 171 equipes, que reúnem um total de 1.280 competidores, sem contar com as torcidas e o público que também deverão participar da programação cultural e da caminhada, que será no dia 27, a partir das 15h, aberta à comunidade, saindo de frente do prédio da Reitoria, seguida do “aulão” de ginástica. Haverá, ainda, sorteio de brindes, como garrafas personalizadas, camisas e materiais de informática.

“A meta para o futuro é poder abranger também os campi do interior em uma competição integrada. Atualmente, cada campus realiza seus jogos de forma independente”, ressalta o professor Robson.

Central dos Estudantes - Um dos objetivos da representação estudantil é buscar sempre meios diferenciados de promover uma maior integração da comunidade universitária. Por isso o Diretório Central dos Estudantes (DCE) aceitou, com muita disposição, o convite da comissão organizadora dos III Jogos Internos da UFPA para ajudar a encontrar uma fórmula para o evento que não siga à risca a lógica da competição acirrada.

O DCE ficou responsável, principalmente, pela mobilização dos estudantes para participarem da programação por meio do contato com os centros acadêmicos e com os colegas de curso. “Entendemos que o processo de ensino aprendizagem não se dá somente em sala de aula, mas também por meio das atividades de integração, seja desportiva, seja cultural, seja de lazer”, afirma Anderson Castro, estudante da UFPA, diretor do DCE e inscrito nos jogos.

Para ver a formação das equipes (chaves) de basquete, futsal, vôlei e handebol dos Jogos Internos da UFPA, clique aqui.

Serviço:

Jogos Internos da UFPA

Período: 4/10 a 10/12

As equipes para as modalidades de esporte já estão fechadas, mas as atividades extras continuam com inscrições abertas até o dia 21 de outubro para quem quiser participar de forma individual ou também em equipes. Os interessados devem entrar em contato com a Coordenação de Esporte e Lazer da UFPA, na PROEX, segundo andar da Reitoria, pelos fones (91) 3201-8008 / 3201-8313 ou pelo e-mail decproex@ufpa.br.

Texto: Jéssica Souza e Yuri Rebêlo – Assessoria de Comunicação da UFPA


Nenhum comentário:

Postar um comentário