Se muito vale o já feito, mas vale o que virá... Se é pra lutar, é DCE UFPa!

Atividade realizadas pelo Diretório em 2010


Se é pra lutar! É DCE UFPA


Janeiro/ 2010: Foram organizados atos contra o reajuste da tarifa de ônibus e em denuncia a péssima qualidade do transporte coletivo em Belém exigindo também o passe livre estudantil, embora não tenhamos tido êxito.


Fevereiro/ 2010: Após a liberação da licença prévia do IBAMA para a construção da UHE Belo Monte organizamos em conjunto com o Comitê Metropolitano Xingu Vivo para Sempre uma vigília, que saiu do CAN e se dirigiu para o IBAMA, para mostrar que estamos vigilantes na luta contra a devastação ambiental, social e cultural da região amazônica.

Março 2010: Realização da calourada do DCE

Abril/ 2010: Após esperarmos mais de um mês pela reabertura do R.U, que se encontrava em reforma, o DCE e Centros Acadêmicos pressionam a PROAD pela reabertura imediata do restaurante. A ocupação da reitoria em 2007 nos garantiu, entre outros, a construção do R.U. do Profissional agora precisamos avançar, que a Reitoria cumpra a promessa de acabar com as filas dos R.U.’s, de oferecer jantar e que cada campi possa ter seu Restaurante Universitário.

Realização do V CONEUFPA, que contou com mais de 2000 alunos inscritos representando a capital e os campi. O Congresso aprovou resoluções importantes (ver em http://dce-ufpa.blogspot.com) em especial no que refere a política de permanência estudantil. Para que isso se torne realidade o DCE convida os CA’s e DA’s para se somarem na Jornada de Lutas do DCE em defesa da Permanência Estudantil.

Ato contra o Leilão de Belo Monte que saiu da UFPA até a Eletronorte e contou com a presença de diversos movimentos sociais e de estudantes da capital e do campi.

Maio/ 2010: Participação no ato do dia do trabalhador que saiu do CAN até a praça da república

Realização do Ato das Velas (denunciando o descaso da UFPA com a segurança interna) que culminou em uma Audiência Pública com o reitor. Após isso nos dias de forró houve deslocamento de segurança para o vadião e aumentou a rigidez do controle nos portões de acesso da universidade.

Junho/ 2010: Promoção da Quadrilha maluka do DCE, durante o forró de Pedagogia. Atividade cultural com caráter político de avançarmos no debate anti-homofóbico e pautarmos condutas livres de preconceitos dentro de nossa instituição



Se muito vale o já feito, mas vale o que virá...

Atividades em andamento: Para além das atividades expostas está em andamento a reforma da sala do DCE, o Clube de Xadrez Universitário; a construção de um INFOCENTRO com 40 computadores para atender a comunidade discente da UFPA e que funcionará nas dependências da sede do DCE; o Rock In Rio Guamá 2010; o Debate entre os candidatos ao governo; o 2º Cine DCE que pretende abordar a temática de meio ambiente; debate sobre ENADE, o I Grito Cultural do DCE na luta contra às opressões e a Jornada de Lutas do DCE pela permanência dos estudantes com qualidade na capital e nos campi estão em nosso planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário