JOGOS INTERNOS da UFPA 2010



Cronograma

· Inscrição para as modalidades esportivas, até o dia 24/09/10

· Local das inscrições: ginásio de esporte do campus básico

· Congresso técnico - 28/09/10

· Abertura do evento - 30/09/10

· Inscrição para as atividades recreativas e culturais, no período de 21 a 22/10/10

· Realização das atividades recreativas e culturais, no período de 25 a 27/10/10

· Encerramento do evento 10/12/10


Atividades Recreativas. Baixe o regulamento clickando no link abaixo:

2010 regulamento JOGOS INTERNOS (atividades recreativas).doc

Baixe o Folder estilizado aqui (click no link abaixo):

FOLDER.pdf

Baixe o Folder aqui (click no link abaixo):

Folder dos jogos UFPA 2010.doc

Atividades Esportivas. Baixe o Regulamento aqui (click no link abaixo):

href="http://www.4shared.com/document/HlSuXnHw/2010_regulamento_JOGOS_INTERNO.html" target=_blank>2010 regulamento JOGOS INTERNOS[1].doc

...


Apresentação

No campus da Universidade Federal do Pará/guamá é crescente a demanda por atividades de Esporte, Lazer e Cultura. Essa demanda faz-se expressa na solicitação diária de discentes para utilização do ginásio de esportes do Campus Básico, da área recreativa do prédio do “vadião” e também no significativo número de cursos e de discentes participantes dos Jogos Internos de 2009. Existe também a procura de discente por outras atividades culturais voltadas ao lazer, à expressão corporal, à dança, às vivências lúdicas, e atividades afins, manifestações que são objeto de estudos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura Corporal, Educação, Arte e Lazer (LACOR) da Faculdade de Educação Física (FEF).

Assim, se por um lado a demanda por tais vivências em nossa IES é crescente e diversa, por outro, é pequena as ações sistemáticas de esporte, lazer e cultura na UFPA, tanto nos Campus básico e profissional como no campus III (espaço adequado para diversas atividades corporais, mas que necessita de uma ampla revitalização).

Neste sentido a proposta do II Jogos Internos/10, que inclui o I Festival de Esporte, Lazer e cultura da UFPA, implica na resignificação da forma que então era adotada os jogos internos desta instituição. Para isso, a perspectiva da Cultura Corporal de Movimento (COLETIVO DE AUTORES, 2007), apresentada pelo LACOR como pressuposto filosófico e metodológico para realização deste evento tem a intenção de colaborar com esse processo de transformação. Ao propor um outro formato para os jogos, a LACOR/FEF em conjunto com a PROEX, o DCE e os CA's compromete-se em implantar, fomentar e coordenar ações próprias do universo aqui apresentado, tendo como pressuposto e eixo norteador um conjunto de políticas compromissadas com a formação crítica e cidadã, a ampla participação e a prática lúdica promovida pelas vivências esportivas e pelas práticas lúdico-culturais propostas para o evento.

Objetivo

Realizar o II Jogos Internos e o I Festival de Esporte, Lazer e Cultura da UFPA (Campus Belém), a partir de uma ação ampliada dessas manifestações sociais que estão presentes na formação da cultura corporal dos sujeitos, com a perspectiva de contribuir na qualificação do processo de ensino-pesquisa-estensção desta instituição.

Atividades propostas

a) Esportivas

Futsal, Vôleibol, Basquetebol e Handebol

b) recreativas e culturais

Queimada, Cabo de guerra, Caminhada Cultural, Oficina de Xadrez, Produção artístico-cultural



Metodologia

Para que a ação proposta por este projeto seja implementada de acordo com os pressupostos estabelecidos em sua estrutura, ou seja, exaltando a cooperação, a atividade lúdica e a inclusão dos sujeitos, o I Festival de Esporte, Lazer e Cultura será desenvolvido em forma de gincana, durante os meses de setembro, outubro e novembro do corrente ano, envolvendo os doze institutos do campus, nos quais deverão tentar acumular o maior número de pontos durante o festival.

Esta ação, que pretende estimular o envolvimento de um maior número de docentes, discentes e funcionários da UFPA, se dividirá em atividades que apresentam características competitivas (modalidades esportivas, cabo de guerra e queimada) e outras com características participativas (caminhada cultural, oficina de xadrez, produção cultural e gincana cultural) nas quais terão pontos correspondentes de acordo com a colocação, participação ou execução, pontos estes que deverão ser conquistados pelos Institutos, através do exercício da organização e mobilização dos Centros Acadêmicos.

Premiação

O Instituto que conseguir acumular o maior número de pontos no II Jogos Internos e no I Festival de Esporte, Lazer e cultura receberá como prêmio o título de campeão do evento, um bonito troféu e três computadores para serem distribuídos entre os Centros Acadêmicos do Instituto, para maiores informações ver regulamento no site da UFPA. www.portal.ufpa.br e em www.dce-ufpa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário