Reabertura do R.U




Hoje, dia 05 de abril, foi o reaberto o Restaurante Universitário (R.U) após mais de um mês de espera.

O primeiro prazo para a entrega do R.U reformado seria início de março, logo em seguida passou para o início de abril e existiam rumores de que só em maio ele seria reaberto. Sem R.U nós estávamos nos alimentando mal, o que vinha causando um enorme transtorno a comunidade discente. Há relatos de estudantes que passavam o dia na UFPA sem se alimentar devido o alto preço das refeições em outros restaurantes na universidade ou mesmo que gastavam mais de dez reais (R$10,00) ao dia para se alimentar de forma razoável.

Diante da situação que perdurava o Diretório Central dos Estudantes (DCE) em conjunto com alguns Centros Acadêmicos e demais estudantes reuniu com a Pró-Reitoria de Administração (PROAD), no dia 26 de março (sexta), exigindo que na semana seguinte o R.U fosse reaberto ou que a PROAD custeasse a alimentação dos discentes durante o período de obras, pois já não estávamos mais agüentando a situação. Ortiz (PROAD) explicou a situação que se encontrava a obra, entretanto, deixamos bem claro que queremos que tenha mais bandejão no R.U e outras melhorias no espaço físico do restaurante e que a nossa manifestação seria por soluções imediatas da administração superior da UFPA frente ao exposto anteriormente (refiro-me a situação dos alunos).

Hoje, em conversa com a administração do R.U descobrimos que ainda ia demorar um pouco mais para reabrir o restaurante. Isso prova que se não houvesse mobilização o mesmo ainda se encontraria fechado.

Jantar
A administração do R.U ainda nos informou que a nova estrutura do R.U do básico já comporta a produção de janta, uma grande vitória que é bandeira de luta antiga do movimento estudantil em nossa universidade. A pendência agora é de funcionário, pois precisa de no mínimo 10 para que tenhamos jantar de qualidade e a preço de custo na UFPA.

Outras demandas
Agora é preciso avançar ainda mais. O V Congresso Estudantil da UFPA (CONEUFPA), que ocorrerá de 20 a 24 de abril no campus do Guamá/ UFPA, servirá para potencializar as lutas estudantis no interior de nossa Universidade aprovando eixos, entre eles, que girem em torno de uma política de assistência estudantil que garanta a permanência do estudante com sucesso em nossa universidade envolvendo alimentação, transporte, aumento das bolsas de pesquisa e extensão entre outros.

Estudantes rumo ao V Congresso Estudantil da UFPA. Por pontos de distribuição do R.U no ICS e na escola de teatro e dança e pela construção imediata de Restaurantes Universitários nos campi.

Grande abraço e força nas lutas

Anderson Castro
Coordenador Geral do DCE UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário