Letras UFPA pede socorro


Imagine um curso de nível superior, com mais de 1000 alunos matriculados, ter disciplinas do blocos cancelas a cada semestre por falta de professor. Eis a realidade da graduação em Letras da UFPA, Campus Guamá.
No primeiro semestre de 2009, as aulas em Letras começaram em meio ao caos da falta de professores. Diversas turmas ficaram sem aula por não ter professor suficiente para assumir disciplinas. Muitos foram os alunos que se indignaram com essa situação, pois esperavam o máximo de qualidade dessa “ Universidade Pública” , por ser financiada com “recursos federal”, ou melhor ,o dinheiro do povo. Mas infelizmente é o que ocorre em muitas IES, a precariedade no ensino; imagine o que será da pesquisa e da extensão?
Em meio a essa indignação, no dia 16 de abril de 2009, os estudantes de Letras da Universidade Federal do Pará,com apoio e presença do Diretório Central dos Esdutantes UFPA,ocuparam a reunião da Congregação do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), com o objetivo de cobrar providências imediatas da direção, sobre a falta de professores no curso. Tal iniciativa, teve boa repercussão, inclusive na imprensa paraense, que registrou o ato. Logo em seguida, os estudantes obtiveram a “vitória” de conseguir uma Audiência com a administração superior da UFPA, estando presente discentes de Letras, os diretores das faculdades ( FALE e FALEM) e as pró-reitorias ( PROEG, PROPLAN e PROGEP). Mas infelizmente, pouco foi encaminhado nessa Audiência, devido o momento de transição de reitor na UFPA.

E neste segundo semestre de 2009, os problemas permanecem. Turmas que deveriam ter 4 ou 5 disciplinas, estão tendo 1 ou 2 disciplinas. E isso por quê? Porque o numero de professores não é suficiente para atender a demanda de turmas. Um grande exemplo é a Tuma de Espanhol/2009, que deveriam ter 4 disciplinas e adivinhem quantas estão tendo? UMA disciplina! E automaticamente estarão fora de bloco no próximo semestre, por uma responsabilidade que não é nossa e sim do “sistema”
Diante desse mesmo problemas, o Centro Acadêmico de Letras, os alunos do curso de Letras UFPA e o DCE, se mobilizaram em um ato nomeado APITAÇO CONTRA A FALTA DE PROFESSORES, no dia 10/1, paralisando as aulas no curso . Que teve boa repercussão. O objetivo inicial era protocolar os abaixo-assinados que foram vinculados na graduação de Letras da UFPA., que reinvidicavam a imediata contração de professores para o curso Os discentes concentraram se no estacionamento próximo aos blocos de aulas e seguiram em direção ao Instituto de Letras e Comunicação, com o objetivo de aglutinar mais estudantes, e o fim desse Apitaço se deu na reitoria da UFPA, mais precisamente na sala do reitor Carlos Maneschy, que fez questão de receber os alunos em sua sala, e escutar as reivindicações . Mas infelizmente, nada de concreto foi feito/dito pelo reitor, apenas uma data foi marcada para mais uma Audiência com administração superior da UFPA.
E no dia 26 de novembro de 2009, as 9h, esperamos dá um basta nessa situação que tormenta todos os alunos de Letras. E para solucionar, não só o problemas do Curso de Letras, vamos lutar por mais vagas de concurso público para professores efetivo. Para quem desconhece, o próximo concurso publico para professor efetivo em Letras, ofertará apenas uma vaga. E para que possamos mudar essa realidade, outra vez os estudantes precisarão estar a frente dessa luta e mostrar que só na mobilizados e unidos é possível garantir vitórias .
Aline Santana
Estudante de Letras UFPA
Diretora de Finanças DCE

2 comentários:

  1. Nossa! Frustante ler uma informação como esta. Só em pensar que por pouco não me tornei aluno desta Instituição e, no curso de Licenciatura em Letras.
    É, só tenho a lamentar pela situação de vocês. Enquanto aqui no Rio, seja na UERJ, na UFRJ e na UniRio, o curso de Letras, que oferta tanto Bacharelado quanto Licenciatura, com habilitações que vão desde Latim a Grego, a cada ano, ficam ociosos, digo, em relação as vagas, já que em cada semestre, é ofertado o suficiente para formar centenas de profissionais desta área. Isso sem contar com a UFF (Niterói) e a UFRRJ (Rural do Rio, que fica em Seropédica).
    Boa sorte! E, o mínimo, é a luta constante pela melhoria.
    Tenho grandes amigos ai em Belém, que se formaram neste curso, no campus Guamá.

    ResponderExcluir
  2. BOA TARDE,

    ESTAMOS CONVIDANDO ALUNOS EM FORMAÇÃO INICIAL DESTA RENOMADA INSTITUIÇÃO PARA DESENVOLVER PROJETOS NA ÁREA LETRAMENTO PARA ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO 1º AO 5º ANO ENSINO FUNDAMETAL MENOR. PAGA-SE BOLSA DE CUSTO.EXCELENTE OPORTUNDADE PARA CONHECER OS ESPAÇOS EDUCACIONAIS EM NOSSA CIDADE.
    CONTATO rute.ubagai@homtmail.com

    ResponderExcluir