Infocentro e Reforma da sala do DCE para os estudantes da UFPA



Clique na foto para ampliá-la

A sede do DCE está em processo de revitalização. Como é possível conferir na planta acima (fornecida pela Prefeitura da UFPA) o espaço receberá a instalação de um INFOCENTRO e uma SALA DE ESTUDOS, para oferecer conforto e cursos de capacitação para a comunidade acadêmica.

Leia abaixo a Nota da Prefeitura (assinada pela Engª. Eliana Quintela, com visto do Pró-reitor de Extensão) dando esclarecimento sobre o andamento das obras, em atraso por razões burocráticas da Instituição.

Texto da Nota:

“O processo de reforma da sede do Diretório Central dos Estudantes – DCE – de número 002491/2010, datado de 22 de janeiro do presente ano, encontra-se na Diretoria de Espaço Físico da Prefeitura Multicampi da Universidade Federal do Pará – UFPA – sob os cuidados da Engª Eliana Quintela. Para a execução da obra seria realizado um pregão eletrônico, devido ao término do contrato da empresa que presta serviços de reforma predial para a UFPA, porém tal contrato já foi renovado, o que torna desnecessária a realização do Pregão. Informamos, diante do exposto, que as obras serão iniciadas logo seja autorizada a prestação de serviços pela empresa contratada, o que necessita de tramites burocráticos junto à Pró-reitoria de Administração e demais órgãos competentes da Administração Superior.”








6 comentários:

  1. Que bom em saber que o DCE finalmente vai ser aberto após um longo tempo fechado, espero que as lutas possa se intensificar em torno de uma educação de qualidade e assistência estudantil.
    Até as eleições!

    Há outra coisa tem como colocar em blogs que eu sigo o endereço do DAJR de Marabá www.dajr1.net

    Danilo Secretário de comunicação DAJR UFPA/Marabá

    ResponderExcluir
  2. Hum....
    A sala do DCE vai ser reformada?
    Que bom...
    E vocês vão usar isso como conquista na campanha, certo?
    Mas, pelo que eu saiba, a reforma do DCE é uma coisa que vem sendo discutida a tres anos.
    E, em todos os anos, vocês vem com uma desculpa diferente pra isso.
    É um protocolo aqui...
    Um projeto ali...
    Uma conversa aculá...
    Mas,efetivamente nada é feito e nosso patrimônio vai continuando a se acabar.
    Que bom que agora, vesperas de campanha, vocês venham colocar o local onde vcs se encontram aqui no topo do blog. MAs, pera aí... Não era no bloco K?
    Percebo que isso se qualifica como oportunismo barato. Depois de um ano e meio sem nós estudantes termos idéia de onde encontrar um diretor do DCE, sem termos a quem recorrer quando precisávamos de ajuda no curso, agora, vespera de eleição, vcs vem nos informar o esconderijo secreto de vcs.
    Espero que esse desrespeito com os estudantes acabe nestas elições.

    ResponderExcluir
  3. Lili, tudo bom? Como sempre nossa oposição vem de forma caluniosa tentar enganar os estudantes. Pois te digo e como bem sabes o DCE se tivesse ainda o repasse financeiro que foi retirado pela administração superior da Universidade a anos atrás. Hoje não temos nenhum repasse financeiro e temos que contar com a colaboração de companheiros ou com dinheiro próprio para realizar nossas atividades, diferente de você que conta com o dinheiro do Governo Ana Júlia, mas mesmo com esse dinheiro sumiu o ano inteiro e só agora em período de eleição aparece, sendo que tinham 13 dos 27 cargos no DCE, ATITUDE que eu acho lamentável.
    Eu mesmo construi o projeto de revitalização da sala do DE e submeti a PROEX no dia 22 de janeiro deste ano, agor se não tivemos nossa sede reformada foi porque a PROEX se omitiu justamente para quando chegassemos em um processo eleitoral a oposição viria, como você vem, tentando deturpar os fatos.

    Olha só nunca te vi militando nem sei quem tu és e olha que conheço os seus comparças. Mostras para os estudantes que não conheces a Universidade, o Bloco K é um auditório.

    Os diretores de luta do DCE (afirmo isso pq vcs tinham 13 cargos) o estudante encontra no R.U. no dia a dia e no cotidiano da Universidade, agora vc minha querida, o estudante vai ver só daqui a um ano.

    E agora, quem que é o oportunista barato?

    Att, Anderson Castro

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo, temos que denunciar qualquer tipo de oportunistas atrelados à reitoria que só é oposição em época de eleição. Sobre o DCE, é complicado, pois nenhuma entidade estudantil fica aberto de 8 às 22 horas do dia.

    Nem mesmo, há como manter uma sede cem por cento como queremos, pois tudo dependemos da administração da universidade e tudo funciona lentamente.

    Um exemplo em Marabá é que solicitamos uma mesa em junho de 2009, antes de tomarmos posse, a solicitação foi feita em nome do DCE na época.

    E só esse m~es chegou a mesa, ou seja, 18 meses para um pedido ser aceito e compara e ntrega ser efetuada.

    Os militantes do movimento estudantil trabalham, são bolsistas e ainda possuem suas vidas acadêmicas.

    Em Marabá, a sede não exemplo de organização e nem fica aberto o tempo todo, mantemos ela aberta quando é possível, todo dia abre, mas só a noite ou só de manhã.

    Elho Araújo.
    Coordenador Geral do DAJR UFPA Marabá.

    ResponderExcluir
  5. Carta aberta aos professores da FACMAT/UFPA


    Nos últimos meses chegou ao Centro Acadêmico de Matemática (CAMAT) várias reclamações contra parte do corpo docente, são elas ofensas e constrangimentos. Diante de tais fatos que afetam diretamente o convívio acadêmico resolvemos nos pronunciar.

    Perante os fatos acima, os estudantes não podem calar-se e ficarem refésn do medo. Cremos que a maioria dos professores concordam com o nosso posicionamento, haja vista que esse convívio tenso desgata o diálogo escolar, dificulta a aprendizagem e danifica a qualidade do ensino. Certas atitudes devem ser extintas da sala de aula, para que possamos construir um ambiente agradável e harmonioso.

    A arte de ensinar necessita seus elementos: professor e aluno. Não é aceitável o professor que acaba contribuindo para desmotivar os graduandos de nosso curso, servindo de maus exemplos, e acabam deixando cicatrizes permanentes.

    O CAMAT espera uma resposta satisfatória a todos, não queremos desafiar ninguém, muito menos iniciar mais conflitos. Lutamos para que o curso de matemática esteja sempre no topo e que todos possam partilhar desses frutos. Esperamos construir uma realação calcada no afeto e no respeito mútuo.
    Atenciosamente

    CAMAT/UFPA

    ResponderExcluir