Atividades e conquistas recentes do DCE UFPA

Junho/ 2009: Foi inaugurado o Restaurante Universitário (R.U.) do Profissional, que foi um dos ganhos que obtivemos durante a ocupação da reitoria em 2007. Ocupação que durou seis dias e trouxe muitas conquistas para os estudantes da UFPA. Citamos a manutenção das atividades culturais no interior da Universidade, entre elas o Forró do Vadião; recuperação da ponte de acesso de pedestres do Campus Básico ao Campus Profissional; instalação de bebedouros, entre outros.

Setembro/ 2009: O DCE organizou a coleta de assinaturas exigindo o Fora Sarney devido o escândalo envolvendo os atos secretos do Senador.
Participamos do Grito dos Excluídos que este ano foi no bairro da Terra Firme questionando a falta de investimento de nossos gestores públicos (prefeitura, governo estadual e governo federal) nos setores sociais como o da educação, saúde e segurança pública.
Em conjunto com diversas entidades e movimentos sociais estivemos na formação do Comitê Metropolitano Xingu Vivo para Sempre objetivando somar esforços na luta contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (ver matéria sobre Belo Monte na página 7).
A prefeitura do Campus tentou, de forma autoritária, inviabilizar a venda de lanches rápidos nas Xerox. Ação que, a nosso ver, abria precedentes para a abertura do processo de licitação das Xerox. Diante disto iniciamos uma intensa mobilização que culminou com uma audiência pública com o reitor no mês de novembro.

Novembro/ 2009: A Audiência Pública com reitor teve por finalidade discutir alguns pontos que foram: cobrança de taxas, licitação das Xerox, alimentação e moradia estudantil. No Box presente nesta página será abordado os ganhos referentes a audiência.
Apoiamos e participamos do “apitaço” organizado pelo Centro Acadêmico de Letras (CAL) contra a falta de professores no curso.
Foi exibido o 1º Cine DCE, no Centro de Convenções da UFPA, trazendo para a comunidade universitária a temática “Belo Monte e os impactos ambientais”.

Dezembro/ 2009: O prefeito de Belém teve o seu mandato cassado. Organizamos a campanha Fora Duciomar. Apesar de não ter surtido o efeito esperado, fomos para as ruas protestar.
Organizamos, junto com o Comitê Metropolitano Xingu Vivo para Sempre, um ato contra Belo Monte que saiu do terminal rodoviário da UFPA até a Eletronorte. Lá entregamos a Carta em defesa da vida com argumentações do porque nos contrapomos a construção da Usina. O ato teve a presença do Bispo da prelazia do Xingu, Dom Erwin, por algumas etnias indígenas, entre outros movimentos sociais. A carta foi lida por Antonia Melo, membro do comitê Xingu Vivo para Sempre de Altamira.

Janeiro/ 2010: Foram organizados atos contra o reajuste da tarifa de ônibus e em denuncia a péssima qualidade do transporte coletivo em Belém exigindo também o passe livre estudantil, embora não tenhamos tido êxito.

Fevereiro/ 2010: Após a liberação da licença prévia do IBAMA para a construção da UHE Belo Monte organizamos em conjunto com o Comitê Metropolitano Xingu Vivo para Sempre uma vigília, que saiu do CAN e se dirigiu para o IBAMA, para mostrar que estamos vigilantes na luta contra a devastação ambiental, social e cultural da região amazônica.

Atividades em andamento: Para além das atividades expostas está em andamento a reforma da sala do DCE, o Clube de Xadrez Universitário e a construção de um INFOCENTRO para atender a comunidade discente da UFPA e que funcionará nas dependências da sede do DCE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário